Por que mentimos? Por que não contamos aquilo que pensamos ou fazemos aquilo que queremos?
O ser humano tem um mecanismo de defesa pessoal que faz com que ele evite aquilo que acha que pode atingi-lo negativamente de alguma forma, isto é o chamado Medo. O Medo pode ser classificado como Racional ou Irracional, dependendo da forma que ele afeta a pessoa.
Vamos pensar assim, algumas pessoas são aracnofóbicas (tem medo de aranhas e escorpiões) e assim que veem uma ficam totalmente travadas, sem poder reagir de nenhuma maneira, já outras tem medo de aranhas mas conseguem se defender de alguma maneira, isso é o que difere e medo Racional do Irracional.
Claro que a aracnofobia, claustrofobia e acrofobia são medos comuns (respectivamente, aranhas e escorpiões, lugares apertados ou fechado e de altura) que podem afetar qualquer pessoa, mas também existem medos que são popularmente caracterizados como Irracionais, como o medo de bigodes, livros, ou de que patos estejam te observando (sim, isso para mim é MUITO estranho). Mas o problema desses Medos é quando eles afetam a forma que a pessoa convive em sociedade.
Você sabe diferenciar a Verdade e a Mentira? Quando você fala algo, o que diferencia aquilo é a crença que você tem no que falou, por exemplo: eu posso falar algo que não aconteceu de na realidade, mas se eu realmente crer que aquilo aconteceu (o que não pode ser feito conscientemente) ela é considerada Verdade.
Naturalmente uma pessoa é totalmente sincera (difícil de acreditar, não é?), mas os Medos fazem com que uma pessoa evite contar a verdade ou acabe contando mentiras, justamente pelo Medo da reação de alguém quando lhe dizer a verdade. Mas entendam uma coisa, "A verdade dói", mas é necessária.
"Puta mundo desumano..."
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário