segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Frase - Descartes

"Penso, logo existo" (Renée Descartes)

Descartes era um filósofo e matemático francês, essa frase é a grande contribuição dele para a filosofia. Outra grande contribuição dele foi na matemática, na criação dos Eixos Cartesianos, sem eles não seria possível o estudo de coordenadas nem de representações gráficas ou formas tridimensionais.

Essa frase é a prova de que somos algo, para formular essa frase Descartes fez um exercício questionando o que poderia ser a existência. Creio que todos saibam que temos os chamados 5 sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato) que nos permitem reconhecer o mundo à nossa volta. Mas e se perdessemos esses sentidos? Continuaríamos existindo?

Para descobrir isso, Descartes fez um exercício de coma, em que ele se desconcentrava totalmente de seus outros sentidos, mas mesmo sem os sentidos ele continuava a estar lá, mesmo sem sentir o mundo ao seu redor, com isso ele pôde concluir que enquanto ele estivesse pensando, ele ainda existiria.

Agora vejamos, se esquecermos de nossos sentidos, continuaremos sentindo nossa existência e muitas pessoas diriam que isto é a "Alma" da pessoa (um conceito que particularmente eu não creio, mas como já disse, respeito quem creia), já outras diriam que isso é a Mente da pessoa (o conceito em que eu me encaixo)

Você não pode tocar, cheirar, provar, ouvir ou ver a sua mente, mas você sabe que há algo lá que faz você pensar, mas então onde está essa mente? Nisso entramos em outros 2 conceitos, os que creem em almas diriam no mundo Espectral, no meu caso, eu creio que ela seja apenas uma "projeção artificial" criada por nós mesmos.

Outra coisa interessante nesta frase está na seguinte situação: Uma pessoa se acidenta, ela perde total controle dos seus sentidos, no entanto, ela se mantém viva, isso é chamado de "Estado Vegetativo", a pessoa está consciente no seu corpo mas não tem forma alguma de se comunicar com o exterior, assim como acredita-se que as plantas estejam, vivas mas incapazes de se comunicar.

0 comentários:

Postar um comentário