"O homem nasce livre, mas é acorrentado por todos os lados" (Jean-Jacques Rousseau)
Jean-Jacques Rousseau é um pensador francês iluminista, um dos principais assuntos que ele abordava era justamente a Liberdade.
Qualquer um pode facilmente compreender o significado dessa frase como sendo "a sociedade nos oprime e tira nossa liberdade natural", justamente essa a idéia base da frase, mas no contexto histórico ela se referia à escravidão.
Mas vejamos assim: somos livres, podemos fazer qualquer coisa que quizermos, mas se fizermos temos que aceitar as consequências daquilo que fazemos, essa é uma ótima frase para uma pessoa que vive totalmente isolada sem nenhum contato com outra forma de vida, mas não é bem assim que o mundo é.
Somos obrigados à viver em sociedade, sem outras pessoas não conseguiríamos sobreviver, isso que torna o homem um ser social. Como estamos em sociedade, não podemos simplesmente sair por ai fazendo o que bem entendemos e prejudicando outras pessoas por causa disso.
É por isso que o ser humano precisa ser "acorrentado", para não conseguir impor sua vontade sobre as de outras pessoas. Esse "Acorrentamento" é feito a partir das Leis, que formam o código de conduta para que seja possível viver em sociedade.
"Puta mundo desumano..."
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário