Você é mais um sonhador da paz, felicidade e amor?
Antes de querermos algo como a paz mundial, temos que entender o que nos impede de conseguir nosso objetivo. O principal obstáculo da paz é a guerra, óbvio não? Mas o que é uma "Guerra"?
Quando pensamos em uma guerra a primeira coisa que vem à nossa cabeça (pelo menos a minha) são tanques, soldados e bombas lutando entre si, pessoas inocentes matando outros inocentes baseados em ideais de um líder, que por acaso não luta a guerra (cômico, não?).
Antes de continuar, apenas uma rápida analogia da guerra: Eu arranjo uma briga com alguém, chamo todos os meus amigos e a outra pessoa também chama todos os amigos dela e os deixo brigando enquanto eu e o outro cara ficamos apenas discutindo um com o outro, engraçado isso não é? Nós que começamos a briga não sofremos nada, enquanto os nossos amigos estão brigando entre si, isso é a guerra de uma forma simplificada.
Voltando à discussão, geralmente temos aquela visão da guerra (pessoas se matando), mas por que começa uma guerra? Através de interesses egoístas, mesmo quando são camuflados. Essa guerra nada mais é que um Conflito que foi causa pelos desejos egoístas de uma pessoa em conseguir o que é de outra pessoa, com isso a pessoa tenta defender o que é dela, mas como?`
A primeira tentativa é a diplomacia, tentar persuadir o agressor a não começar uma guerra. Se a primeira fase falha, vamos à segunda, negociações, tentar chegar em um acordo para evitar a guerra, manipulando o agressor para que ele aceite uma proposta que fique bem para ambos os lados. Se falhar, só nos resta a terceira opção, nos proteger do agressor da mesma forma que ele pretende pegar o que é nosso, lutando por isso. Afinal, quem não entende pelos ouvidos fala pelos punhos.
Certo, com isso formamos uma guerra, um obstáculo à nossa tão requisitada Paz mundial. Nós tentamos de tudo para evitar isso, mas vocês viram o resultado.
Agora vamos analisar o outro lado do nosso objetivo, não o obstáculo, mas aquilo que desejamos. O que é a paz? A primeira noção que vem na cabeça é justamente a ausência de Conflitos, mas será que isso realmente é possível?
Como eu ja disse antes, tudo o que você faz traz uma consequência, e essa consequência será sempre bom para um lado e ruim para outro, e quando se faz algo ruim para algo, começa assim a se formar um conflito, consequentemente o conflito abala a paz.
O ser humano é egoísta por natureza, assim como ele também precisa viver em conjunto para sobreviver. Se colocarmos 2 seres egoístas vivos, não importa a forma com que você analise isso, sempre haverá 1 ponto de conflito, seria o mesmo se colocássemos um prego (interesse) entre 2 imãs (pessoas). Portanto compreenda isso, nã existe uma paz enquanto existir seres egoístas no mundo.
"Então a solução é simples, vamos matar todas pessoas egoístas no mundo!" Só nessa frase já dá para entrar em 500 outros assuntos, mas veja bem qual seu objetivo: criar conflitos entre pessoas, afinal, sem isso não há como matar alguém (e lá se foi seu objetivo principal). Esqueça essa idéia de que seres humanos são podres, egoístas, inúteis e etc. Primeiro porque você também é humano (pelo menos acredito eu que todos que estão lendo isto são humanos) e que você também é egoísta e comete erros.
Antes que dia "EU? EGOÍSTA?" analise bem, se nunca teve um desejo e lutou por ele. Não existem excessões à regra, o ser humano é egoísta e sempre será. Isto está naturalmente imbutido na sua forma de sobrevivência, ele precisa preocupar-se consigo mesmo para sobreviver.
Agora voltando ao conceito de Paz, vamos fazer uma pequena diferenciação entre Paz Mundial e (apesar de eu não gostar de chamar assim) "Paz Espiritual". Quando falamos evitar conflitos entre nações, estamos procurando a Paz Mundial, isto pode ser conseguido temporariamente. Agora quando falamos de Paz de Espírito, estamos falando de se sentir calmo, sem pertubações que possam lhe causar Stress (algo que eu pretendo falar mais para frente).
"Puta mundo desumano..."
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário