sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Laços Pessoais e Isolacionismo

Você com certeza já ouviu falar de "Laços" entre pessoas, certo? O ser humano é feito para trabalhar em coletividade para sobreviver, mas isto não é uma regra, é mais algo como uma sugestão. Daí vem a teoria dos "Laços Pessoais"

Todas as pessoas (Pelo menos a maioria, creio eu) já tiveram ou têm amigos, familiares ou amantes. Essas pessoas para nós tem uma importância sentimental aguçada, como se dependêssemos delas para sobreviver, isso ocorre porque nós formamos os chamados "Laços Pessoais".

Existem basicamente três Laços principais: Laço de Amizade, Laço de Sangue e Laço Amoroso. O "Laço de Amizade" é o mais comum entre pessoas, você possúi uma proximidade uma confiança maior àquela pessoa com quem você tem o laço. Em alguns casos o laço é mais, forte em outros mais fracos, mas de qualquer forma ele está presente e é obrigatóriamente mútuo!

O "Laço de Sangue" é formado exclusivamente com seus familiáres originários (seus pais e irmãos), e sabe-se que apesar de várias vezes ocorrer conflitos entre pessoas do "Laço de Sangue", ele impede (ou pelo menos tenta) que a pessoa tome ações precipitadas movidas por seus sentimentos, ou então pelo menos de alguma forma compense o mal causado pela desavença à outra pessoa do Laço. É ele que faz o chamado "Amor Incondicional"

Já o "Laço Amoroso" é o mais complicado, ele se forma exclusivamente por uma pessoa, mas ele não é necessariamente formado. Ele seria mais como algo "imaginário", não algo tão fundamental como os outros, ele poderia ser apenas um "Laço de Amizade" mais forte, mas exclusivo.

Sempre que um Laço é formado, as pessoas de ambos os lados sente-se contentes, por isso pessoas mais carismáticas demonstram contentamento mais facilmente. Mas em contra-partida, quando um Laço é destruído, seja qual for o motivo, a pessoa recebe um grande "choque" e começa a ficar mais difícil de demonstrar o contentamento. O melhor exemplo de se destruir um Laço é a partir da falência de um dos membros.

Nos casos de Inimizade e conflitos, mesmo pessoas com Laços, seja de qual natureza forem, eles podem existir. Uma pessoa com um Laço de Amizade pode ter um conflito com o outro membro, vejo por exemplo brigas entre amigos, algo que pode ser comum. Mas algo realmente curioso é quando em um conflito se forma o "Laço de Amizade", ou as vezes até o "Laço Amoroso", nesse caso existe a chamada "Rivalidade", um conflito sem a intenção de prejudicar o outro.

Obviamente tudo isso é uma teoria para tentar explicar como as pessoas se relacionam, não é uma lei (algo comprovado), mas assim como a idéia de "Átomos", ela pode ser usada para um entendimento. Freud e Junge (os dois principais psicanalistas da história) não conseguiram comprovar suas teorias, mas elas podem ser usadas como base para entender o comportamento humano.

Toda a Teoria dos Laços Pessoais é fundamentada em sentimentos, no entanto nem todas as pessoas vivem apenas por sentimentos. Em oposição à teoria existe o chamado Isolacionismo, sendo algo que pode partir tanto do lado sentimental quanto do lado racional da pessoal, por isso existe o Isolacionismo Emocional e o Isolacionismo Racional.

O Isolacionismo Emocional é um mecanismo de defesa da mente humana em que a pessoa procura "compulsivamente" evitar os outros para se proteger de algo, talvez uma verdade que não queira aceitar ou o medo da reação das pessoas às suas ações. Pessoas Introvertidas possuem naturalmente esse mecanismo de defesa aguçado e evitam longos contatos com outras pessoas.

Já o Isolacionismo Racional é algo que parte após uma longa análise pessoal, tendo como base fundamentos para essa ação. No entanto é necessário tomar muito cuidado ao tomar esta decisão pois os fundamentos podem ser reais ou não. Pessoas com doenças mentais procuram qualquer fundamento para poder se isolar, mesmo que para isso ela tenha que plantar em sua própria mente estes argumentos. Estas pessoas não devem ficar sob observação para evitar ações precipitadas.

O Isolacionismo consiste basicamente em buscar uma forma para evitar qualquer tipo de interação com outras pessoas para evitar a formação de laços e em esquecer qualquer tipo de laço que já tenha tido. O Isolacionismo Emocional tem  uma dificuldade maior na segunda por causa dos laços formados terem uma forte atuação sobre os sentimentos. Já o Isolacionismo Racional possui uma facilidade maior em ambas por ter sido uma decisão tomada conscientemente.

Quando a pessoa pratica o Isolacionismo Racional ela busca "se esconder" dentro de sua própria mente, preso aos seus pensamentos, por isso se for tomado por fundamentos errados, a pessoa acabará apenas por prejudicar à sigo mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário