O ser humano foi feito para adequar-se e adequar o mundo à sua volta, a partir do conhecimento e da prática. Para se poder fazer algo é necessário planeja-la, para planejá-la é necessário ter o conhecimento necessário para realiza-la.
Mas o que é o Conhecimento? Antigamente as pessoas não possuíam uma "ciência", elas observavam o mundo e tiravam suas conclusões precipitadamente, por exemplo um homem das cavernas que mata um animal para usar sua pele para se aquecer: Ele não compreende porque a pele o aquece, mas ele pela observação percebeu que o animal podia resistir facilmente ao frio.
Esse tipo de conhecimento "sem fundamento" são as chamadas Crenças. Uma Crença não precisa de uma prova para estar certa, ela se baseia na Fé, ter convicção de que algo é verdade sem precisar de uma prova concreta. Mas se não fosse por essas crenças, não seria possível ter o Conhecimento.
Seguindo o exemplo do homem das cavernas: A pele o aquece, nós temos Fé de que isso seja Verdade, mas ai entra a parte de Questionar: Por que a pele o aquece? Para descobrirmos isso, precisamos fazer um Experimento para poder Justificar nossa Suposição. Depois de realizar os experimentos, podemos concluir que a pele do animal é um isolante térmico, que impede a troca de energia térmica (calor) com o ambiente, assim mantém o corpo aquecido por mais tempo.
A partir do momento que nós pudemos Justificar porquê a pele aquece o homem das cavernas, esse conceito deixa de ser uma Crença e passa a ser um Conhecimento. Os chamados Céticos (e eu sou parcialmente um) acreditam apenas naquilo que lhes pode ser provado por Experimentos.
Agora que nós temos o Conhecimento, podemos fazer a Prática, para adequar o espaço à nossa volta. Por exemplo, agora que sabemos que a pele de animal nos mantém aquecido pela isolação térmica, nós podemos usar de outros materias que também funcionam como isolantes térmicos, como por exemplo lençóis.
É através da Prática baseada no Conhecimento que o homem pode adequar o espaço à sua volta.
"Puta mundo desumano..."
Há 13 anos
1 comentários:
Gosto muito dos posts do seu blog, e esse não fugiu à regra... Também sou bem cético quanto a várias coisas, não parece fazer sentido se não pode ser explicado.
Bom post, e ótimo blog (:
Postar um comentário