Nada do que se é descoberto eu decidido é por conta própria, sempre houve algo que te influênciou à fazer aquilo. Como já falei antes em Conhecimento, o homem das cavernas começou a usar peles de animas para se aquecer sem saber como aquilo o aquecia, mas como ele sabia que o animal conseguia sobreviver ao frio, então ele apenas foi influênciado a caçar este animal.
Influência é o modo que alguma coisa interfere em uma decisão. Por exemplo, o preconceito é uma forma de inflluência, pois é a partir dele que podemos decidir entre 2 ou mais opções. Mas tópico mais importante a ser observado na Influência é como ela age sobre crenças.
A partir da Persuasão e Manipulação uma pessoa pode ser Influênciada à mudar suas crenças para se igualar às de outras pessoas. Essa Persuasão não ocorre apenas pelo fato da pessoa ser boa oratória ou ter bons argumentos, mas as vezes também a partir da Sugestividade. Quando você diz algo para alguém, mesmo que sem intenção, você está fazendo uma sugestão para aquela pessoa, ou até mesmo uma roupa que você use pode estar passando uma sugestão para a pessoa. Um exemplo de sugestão não-verbal é alguém que usa muitos acessórios pesados e pontiagudos sugere a idéia de que ela ouça rock ou então (infelizmente para a maioria das pessoas) que é uma pessoa perigosa e que se deve manter distância.
Mas apesar de existirem várias crenças e as pessoas estarem continuamente discutindo entre si mesmo que inconscientemente ou até não-verbalmente, a pessoa não pode deixar ser levada facilmente sobre tudo o que outra pessoa sugere. A pessoa precisa ter um Senso Crítico, algo que a leve a diferenciar o que pode ser verdade ou o que pode ser mentira, baseando-se em argumentos e provas reais e concretas.
"Puta mundo desumano..."
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário