O ser humano sempre está chegando ao seu limite por motivos banais, não é mesmo? Imagine alguém que trabalhe durante 10 horas e quando finalmente pode descançar, sente um peso em sua mente. (tenho certeza que muitos disseram: "Sou eu!")
Esse "peso" é o chamado Estresse, ou para uma escrita mais universal, Stress. O Stress é o desgaste da mente por um esforço contínuo, seria como se ficássemos rodando uma manivela por muito tempo e depois sentíssemos uma dor no braço, essa dor seria o Stress.
Para se livrar deste Stress gerado, infelizmente, a pessoa precisa transformá-lo diretamente em um sentimento motivado que fará a pessoa tomar uma ação semi-inconsciente, esse sentimento recebe um nome especial, Impulso.
Um Impulso é algo que o corpo gera para ter uma resposta da mente, seria como um bate e volta dentro da nossa mente para gerar a chamada "Energia Vital" que os psicanalistas chamam de Líbido. Esta resposta pode ser tomada tão consciente quanto inconscientemente, cabe ao nosso Ego decidir se a resposta passará pela Razão ou será realizada diretamente por um Sentimento.
Por exemplo, quando uma pessoa dá um soco em você em um amigo seu, você imediatamente fica com raiva e normalmente parte diretamente para cima da pessoa, sem nem analisar a situação. Nesse caso houve a formação de um "sentimento motivado" (a raiva) que fez com que o corpo tivesse uma resposta (partir pra cima).
Quanto mais forte o Impulso formado, mais difícil é para a pessoa ter um controle racional sobre ele, por isso que pessoas que tem um Stress maior costumam tomar ações mais Impulsivas e irracionais do que pessoas com mais tranquilidade. Se for discutir algo com alguém, procure fazê-lo em um momento de mais calma, pois, mesmo sem querer, se a pessoa estiver com muito Stress, ela pode acabar dizendo ou fazendo algo que não é bem o que ela faria.
"Puta mundo desumano..."
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário