sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Normalidade e Liberdade

Quem pode me dizer o que é normal? Você acha que pode? Mas o meu "normal" não é igual ao seu "normal".

Quando as pessoas vivem em Sociedade, elas criam as Culturas, isto eu já expliquei anteriormente, mas essas culturas também interferem em outra coisa: o Senso Comum. Mas o que é esse maldito Senso Comum? É basicamente a mistura de tradições, opiniões e reações que são comuns para as pessoas da mesma cultura. Por exemplo, no Brasil até 1889 se você não era Cristão você era excluído da sociedade pois não fazia parte do Senso Comum (obrigado pela ajuda, Deodoro.) e chegava até a ser considerado como louco (idade média que o diga, não é?).

Mas uma coisa importante que esse Senso Comum "regula" é a noção de Normalidade das pessoas, por exemplo até 90 anos atrás ser assaltado era algo totalmente anormal, hoje em dia é Normal andar pela rua e ser assaltado (pelo menos de uma forma generalizada) e as pessoas que não se encaixam nessa Normalidade são chamadas de loucos e Discriminadas (preconceito sem fundamento).

Por causa também do Senso Comum as pessoas perdem a Liberdade de agirem e serem como bem entenderem, você precisa seguir um conceito pré determinado, você não tem mais o direito de fazer o que quiser, pensar o que quiser e acreditar no que quiser. Eu acredito que todas as pessoas tem o Direito de viver a própria vida como bem entender, mas terá que aceitar as Consequências por quaisquer atos, ou seja, se você quiser matar uma pessoa, vá em frente e mate, mas você terá que aceitar qualquer penalidade que lhe seja imposta.

As Leis são geramente feitas para tornar o convívio em grupos suportável evitando atos e consequências que prejudiquem outras pessoas sejam feitos (embora infelizmente elas sejam aplicadas de forma incorreta ou injustamente as vezes). É justamente pelo convívio em grupo se tornar insuportável que muitas pessoas procuram o Isolacionismo, pois querem ter liberdade para agir, pensar e acreditar naquilo que querem e não naquilo que lhe são ditas.

-

Depois de escrever esse post horrível e estar com raiva ou triste ou sei lá o que por motivos pessoais, quero apenas dormir e descansar. Se você leu meu blog até aqui, obrigado por ler minhas opiniões, espero que elas tenham servido de algo mas que não os alieniem, tenham suas próprias opiniões, vocês não precisam escrevê-las em algum lugar ou buscar fama a partir delas, apenas se preocupem em tê-las.

Se vou continuar com o blog daqui pra frente não sei, estou desmotivado por vários motivos, essa última parte acabou por virar um desabafo pessoal para quem não se importa com isso, eu que nunca me preocupei em conversar com quem está lendo o blog acabo por fazer isso... engraçado.

Nesse post eu coloquei diretamente minhas opiniões sobre tudo, normalmente não gosto de fazer isso, prefiro ser apenas um observador. Também aqui no final fui escrevendo tudo que me veio à cabeça, sinto muito por isso hehehe.

-

0 comentários:

Postar um comentário