quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sanidade Mental e Suicídio

Como anda a sua cabeça? Sobre o seu pescoço? Ótimo.

Piadinhas à parte, muitas pessoas levam um meio de vida "sádio" e relativamente calmo (se não considerarmos o stress do dia a dia) e pensam estarem felizes com isso (apenas para não perder a linha de pensamento de "contentamento"). Mas como saber se tudo está realmente certo ou se tudo em que acredita está errado? O que é a Sanidade Mental?

De acordo com a OMS (para quem não sabe, Organização Mundial de Saúde), não existe uma denominação "Oficial" de sanidade. Para mim, uma pessoa apresenta "Sanidade Mental" quando leva um estilo de vida em equilíbrio, conseguindo aproveitar o máximo que pode da vida. Já pessoas que apresentam uma "Insanidade Mental" tendem a se isolar, excluir e até mesmos as vezes a se torturar para evitar demonstrar sentimentos e verdades que não quer aceitar.

Algumas pessoas ao lerem isso devem ter pensado: "Nossa! Eu posso estar doente e nem saber!", pois bem, primeiro de tudo eu não sou um especialista e não posso dizer com certeza se você está doente ou não, por isso se realmente se preocupa com sua sanidade mental, vá à procura de um especilista (psicólogo, psiquiatra ou psicanalista) e ele lhe dirá com certeza se você está "direito" ou não.

Um fato interessante: Antigamente quando uma pessoa apresentava a Insanidade Mental, os médicos isolavam esta pessoa e a estudavam para tentar encontrar uma solução para o problema, e isso acabava apenas por piorar a situação da pessoa, hoje existe tratamentos a base de remédios que amenizam os sintomas da doença e necessitam de um acompanhamento psiquiátrico.

Uma coisa que você pode ter certeza: quando vem à sua cabeça a idéia de Suicídio, algo realmente está errado. Uma pessoa "normal" procura sempre aproveitar a vida como pode, portanto uma pessoa que tenta "sair" da vida não pode estar normal. O Suicídio é a saída mais covarde, egoísta, irresponsável, ignorante e impulsiva que uma pessoa pode querer tomar (e acredite, eu posso exemplificar cada adjetivo que eu usei, e é isso que eu irei fazer).

Mas porque o Suicídio é algo tão ruim? Covarde porque a pessoa demonstra que não consegue enfrentar alguma dificuldade, Egoísta porque a pessoa não se importa com as pessoas próximas a ela, Irresponsável porque a pessoa quer se livrar de seus problemas ao fazer isso, Ignorante porque a pessoa não se importa com o fato de poder se tratar ou resolver seus problemas de outras maneiras e Impulsiva porque uma pessoa que quer se suicidar não pensa para fazer isso, ela se ilude que refletiu muito mas na realidade está deixando seus sentimentos tomarem as decisões por ela.

Se depois de ler isso você ainda possa pensar em se suicidar, então eu digo, vá procurar um especialista. Se não quer procurar um especialista, então você é apenas mais um covarde, egoísta, irresponsável, ignorante e impulsivo e as pessoas que te amam não merecem ter de te aturar, pense nelas antes de fazer alguma bobagem.

^_^"

0 comentários:

Postar um comentário