domingo, 26 de dezembro de 2010

Dinheiro, Ecologia e Consumismo

Muitos tem como objetivo na vida se tornarem alguem importante, mas não para serem boas pessoas e sim para serem ricos, poderosos e terem tudo o que querem quando querem. Há muito tempo atrás esse tipo de pensamento não existia (centenas de milenios atrás) e o objetivo do homem era basicamente trabalhar em conjunto para sobreviver e seguir com a sua espécie. Bons tempos, não?

O dinheiro deu aos homens a noção de riqueza, quem conseguisse mais dinheiro poderia conseguir mais bens, fazendo com que cada vez mais o ser humano buscasse prazer pelo egoísmo, não se preocupando com as outras pessoas senão as mais próximas (poucos ainda, muitos não se preocupam nem com a própria família) e nem com o planeta em que vive.

E cada vez mais a necessidade de produzir se torna maior por causa da maior população que consome esses produtos, consequentemente fazendo com que o consumo de recursos do planeta vá aumentando cada vez mais e apenas pouco deste recurso sendo renovado.

Devemos entender uma coisa: Matéria e Energia não podem ser criadas ou destruídas, apenas transformadas, ou seja, sabe aquelas queimadas que sempre acontecem, ainda mais quando o tempo está seco? Para onde será que vai toda aquela floresta/campo para sobrar apenas alguns tocos de árvore queimados?

Grande parte do resultado da queimada foi transformado em Dióxido de Carbono (Gás Carbonico, CO2) e adivinha para onde vai esse gás? Para a atmosfera terrestre, intensificando cada vez mais o efeito estufa no planeta.

E toda aqueles minerais que são extraídos e árvores que são derrubadas? Muitos terminam nas mesas que sustentam aquele computador ou notebook caro que você está usando para ler este post. Quanto mais você Consome, mais é necessário ser extraído da terra e logo chegará a hora que o estrago vai ser tão grande que não terá mais volta.

"Mas como eu sei se sou consumista ou não?" Sabe aquelas porcarias inúteis que vendem na Polishop? Juicer Walitta, Suivel Sweeper G2, etc, etc, etc... Você realmente precisa daquelas coisas? Você não poderia preparar um suco de laranja simplesmente com 1 faca e 1 copo? Você não poderia varrer o chão com uma vassoura simples, mesmo que seja com aquelas de palha?

Ser Consumista significa basicamente comprar aquilo que não é dispensável para a sua sobrevivência, como esses produtos inúteis, como comprar televisões 3D de 64" só porque é novidade por R$8.000,00. Esses R$8.000,00 poderiam manter uma pessoa sem acomodações por durante 2 anos, ao invés disso você gasta tudo de uma só vez em algo supérfluo. Pense bem antes de comprar algo: ter lazer e acomodações é bom, mas é realmente necessário?

1 comentários:

DeathMage disse...

Muito bom o post
parabens (y)

Postar um comentário