terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Bem e o Mal

Normalmente não gosto de colocar muitas postagens em um só dia, mas tem coisas que realmente me incomodam.

O que é o bem e o que é o mal? Se você é um cristão religioso (nada contra) provavelmente você respondeu: Jesus e Deus são o bem e Satanás (ou seja qual for dos 500 nomes que já existe) é o mal. Muito fácil definir assim não é? Agora vejamos um outro exemplo: uma velhinha é assaltada, quem é o bom e quem é o mal? Muitos responderiam sem pensar: "O ladrão é o mal, afinal ele está roubando de outra pessoa", agora eu te pergunto, quem foi que te disse que assaltar alguém é algo ruim?

Para essa pergunta existem centenas de respostas, mas para o ladrão, ele é mau? Ele pode se justificar, falando que teve que roubar porque ele tem uma vida miserável, porque o governo acabou com a vida, porque ele sofreu um trauma muito forte, existem centenas de justificativas.

Só nisso eu poderia discutir muitos temas, mas o principal agora: Não é só porque VOCÊ considera algo bom ou mau que EU ou ELES considerarão da mesma forma. (Então quer dizer que eu não acho ruim assaltar alguém?), sim, eu acho errado uma pessoa subtrair o ganho da outra, mas antes de querer condenar o ladrão, tente ver o lado dele, o PONTO DE VISTA DELE.

Se formos analisar isso a fundo, é basicamente a nossa cultura que forma a nossa noção de o que é Bem e o que é Mal, e essa noção tem um nome, sabe aquela palavrinha que os professores diziam quando você fazia algo muito errado? eles falavam (pelo menos no meu caso) "Você não tem ÉTICA!", pois é, essa nossa capacidade de diferenciar o que é certo e o que é errado é chamado de ética.

Também provavelmente já deve ter ouvido falar do demoniozinho e do anjinho que ficam em nossos ombros, o demônio sempre quer que façamos coisas "do mal" e o anjinho sempre quer que façamos coisas "do bem", embora eu concorde com essa representação, ela é a melhor para demonstrar o valor ético de uma pessoa.

Eu basicamente considero como mau tudo que possa prejudicar de alguma forma outra pessoa e como bem tudo que possa ajudar outra pessoa. Mas aí temos um outro problema: Quando se ajuda uma pessoa, se prejudica outra de alguma forma, e quando se prejudica outra, nós acabamos por ajudar outra pessoa de alguma forma, por isso os pontos de vista são tão importantes, você deve analisar tudo o que irá fazer e tudo que poderá ocorrer antes de fazer algo.

0 comentários:

Postar um comentário