"A primeira lei da natureza é a tolerância; já que temos todos uma porção de erros e fraquezas." (Voltaire).
Afinal, todos somos humanos e todos cometemos erros e todos temos nossas fraquezas, sejam elas de que natureza forem.
Apesar de Voltaire colocar a tolerância como sendo uma das principais leis da natureza, a maioria dos seres humanos são intolerantes às diferenças e falhas de outras pessoas. Quer alguns exemplos clássicos disso? Racismo. É muito comum a discriminação de pessoas apenas pela cor da pele como se isso fosse algo anormal, como um doença psicótica.
Mas a cor da pele de uma pessoa é algo tão importante assim? Sou caucasiano e tenho vários amigos afrodescendentes e asiáticos e me dou bem com eles, a cor da pele deles nunca intereferiu na minha vida.
Outra coisa bem interessante é a intolerância às crenças, parece que só porque uma pessoa tem uma crença diferente(seja ela religiosa ou não, afinal nem toda crença é religiosa, pode ser filosófica) ela é algo abominável e deve ser exterminada o mais rápido possível porque ela pode contaminar seus filhos e destruir a vida deles porque vai leva-los para o lado mau e etc, etc, etc...
Mas as pessoas esquecem que elas não são as únicas no mundo, pensam que sua crença é a única e correta sendo que nem mesmo podem prová-la. Por exemplo: eu sou ateu, não acredito em Deus, mas não posso provar que Ele não existe, assim como cristões também não podem provar que Ele existe, mesmo assim tenho amigos cristões e respeito a preferência deles.
A intolerância é um problema, mas o preconceito não! O preconceito é uma resposta natural da nossa mente para podermos fazer escolhas, no entanto quando esse preconceito é sem fundamento e acaba por prejudicar outras pessoas, então ele se torna algo ruim e acaba se tornando a intolerância.
"Puta mundo desumano..."
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário