sexta-feira, 8 de abril de 2011

Formalidade e Informalidade

Nós tendemso à seguir um padrão pré-definido de ações aceitáveis socialmente, ou seja, agimos de uma maneira que não prejudiquemos outras pessoas.
Dependendo do nível de seriedade de um determinado assunto ou situação, nós iremos seguir uma linha "Formal", que são normas de conduta utilizada para padronizar o comportamento, estética e dicção.

Dependendo da cultura, teremos diferentes normas, no entanto a finalidade é sempre a mesma. Normalmente em ambientes de trabalho ou em alta sociedade, temos que seguir estas normas à fim de agradar as pessoas ao nosso redor.

Já em lugares "socialmente isolados", como nossas respectivas casas por exemplo, ou em lugares públicos de média e baixa classe, não seguimos as normas "Formais", portanto estamos em ambientes "Informais".

Em ambientes "Informais", o importante para nós não será conseguir a aprovação das pessoas (embora não seja descartável), mas sim nos sentirmos confortáveis e relaxados, sem nos preocuparmos com regras à serem seguidas ou com detalhes que normalmente não damos atenção.

Usamos roupas casuais, não nos preocupamos com detalhes como cabelo, barba (no caso dos homens, espero), maquiagem (no caso das mulheres, espero[2]) nem com calçados. Falamos através de gírias e frases as vezes incoerentes e inconcisas do ponto de vista culto da língua.

0 comentários:

Postar um comentário