domingo, 27 de fevereiro de 2011

Educação e Respeito

Sempre que falamos em Educação nós tomamos 2 rumos diferentes de pensamentos: Educação no sentido de adquirir Conhecimento e Educação no sentido de Respeito.

No sentido de Conhecimento:

A Educação é a base de qualquer sociedade, tanto do ponto de vista tecnológico quanto social. Sem a educação há a ignorância do povo (algo bem comum aqui no Brasil, não?) e um povo ignorante não tem a capacidade de lutar por aquilo que quer.

"Ué, põe todo mundo na escola então." Nisso nós temos dois problemas: o primeiro é que os governantes não estão se importando nem um pouco com o povo, eles querem juntar o máximo possível de dinheiro em menos tempo, e ainda se o povo não luta contra isso torna tudo apenas mais fácil.

O outro problema é que o sistema de ensino brasileiro é no geral precário pela mesma razão do sistema de saúde também ser precário: Um professor ou um médico gasta milhares de reais para chegar onde está, quando entra no mercado de trabalho é desvalorizado com um salário que em 20 anos de trabalho deve cobrir os 5 anos de faculdade (Por isso sinto muito para quem queria ser professor ou especialista médico, não espere ganhar algo digno).

E adivinhem, esse problema tem a mesma raíz que o outro, os gorvenantes não se preocupam em valorizar estes profissionais, dando justificativas falsas como "A economia do país quebraria se aumentássemos o salário dos profissionais", enquanto isso eles ganham quase R$130.000,00 por MÊS e não fazem nada pela população. Se trocássemos 1 candidato por aproximadamente 130 professores, o valor gasto em salários seria aproximadamente o mesmo e a condição do país melhoraria muito.

"Mas como eles conseguem tanto dinheiro assim?" Então, né? Lembra aquele carnaval que você tava enchendo a cara e vendo um monte de mulheres semi-nuas (nada contra isso, claro hehehe) ou naquela copa do mundo que você estava amontoado nos bares bebendo e gritando pela seleção? Pois bem, deputados não se importam com carnaval ou futebol, enquanto nós estamos distraídos eles fazem o que bem entendem e o povo não se importa nem um pouco com isso.

Mas enfim, voltando ao assunto de Educação, agora no significado de Respeito:

O que é ter Educação com outras pessoas? Moralmente falando, pode-se simplificar isso em 2 regras: "Evite fazer aos outros o que não gostaria que fizessem com você" e "submeta-se às autoridades superiores". Claro que a primeira regra não pode ser generalizada e a segunda na minha opinião é a pior merda que já resolveram inventar.

"Beleza então, quando tentarem me prender por dirigir bêbado vou dar um soco no guarda, assim não preciso seguir a segunda regra." Não cara, lembre-se, ele é uma pessoa que está sendo paga para fazer aquilo, não é culpa dele ter que te prender por você fazer besteira. Pare de ver as pessoas apenas pelo lado profissional (isso inclui traficantes) mas veja pelo lado pessoal também, aquela pessoa tem uma história, família, amigos e etc.

Quando um povo faz uma manifestação pacífica eu apóio, ele está exercendo seu direito sem prejudicar diretamente ninguém, mas quando alguém acha que vai resolver os problemas lichando alguém, aí já é outra história, nisso se perdeu o Respeito pela pessoa e quem participou disso não tem nem mais e nem menos direitos do que a pessoa lichada.

0 comentários:

Postar um comentário