domingo, 27 de fevereiro de 2011

Educação e Respeito

Sempre que falamos em Educação nós tomamos 2 rumos diferentes de pensamentos: Educação no sentido de adquirir Conhecimento e Educação no sentido de Respeito.

No sentido de Conhecimento:

A Educação é a base de qualquer sociedade, tanto do ponto de vista tecnológico quanto social. Sem a educação há a ignorância do povo (algo bem comum aqui no Brasil, não?) e um povo ignorante não tem a capacidade de lutar por aquilo que quer.

"Ué, põe todo mundo na escola então." Nisso nós temos dois problemas: o primeiro é que os governantes não estão se importando nem um pouco com o povo, eles querem juntar o máximo possível de dinheiro em menos tempo, e ainda se o povo não luta contra isso torna tudo apenas mais fácil.

O outro problema é que o sistema de ensino brasileiro é no geral precário pela mesma razão do sistema de saúde também ser precário: Um professor ou um médico gasta milhares de reais para chegar onde está, quando entra no mercado de trabalho é desvalorizado com um salário que em 20 anos de trabalho deve cobrir os 5 anos de faculdade (Por isso sinto muito para quem queria ser professor ou especialista médico, não espere ganhar algo digno).

E adivinhem, esse problema tem a mesma raíz que o outro, os gorvenantes não se preocupam em valorizar estes profissionais, dando justificativas falsas como "A economia do país quebraria se aumentássemos o salário dos profissionais", enquanto isso eles ganham quase R$130.000,00 por MÊS e não fazem nada pela população. Se trocássemos 1 candidato por aproximadamente 130 professores, o valor gasto em salários seria aproximadamente o mesmo e a condição do país melhoraria muito.

"Mas como eles conseguem tanto dinheiro assim?" Então, né? Lembra aquele carnaval que você tava enchendo a cara e vendo um monte de mulheres semi-nuas (nada contra isso, claro hehehe) ou naquela copa do mundo que você estava amontoado nos bares bebendo e gritando pela seleção? Pois bem, deputados não se importam com carnaval ou futebol, enquanto nós estamos distraídos eles fazem o que bem entendem e o povo não se importa nem um pouco com isso.

Mas enfim, voltando ao assunto de Educação, agora no significado de Respeito:

O que é ter Educação com outras pessoas? Moralmente falando, pode-se simplificar isso em 2 regras: "Evite fazer aos outros o que não gostaria que fizessem com você" e "submeta-se às autoridades superiores". Claro que a primeira regra não pode ser generalizada e a segunda na minha opinião é a pior merda que já resolveram inventar.

"Beleza então, quando tentarem me prender por dirigir bêbado vou dar um soco no guarda, assim não preciso seguir a segunda regra." Não cara, lembre-se, ele é uma pessoa que está sendo paga para fazer aquilo, não é culpa dele ter que te prender por você fazer besteira. Pare de ver as pessoas apenas pelo lado profissional (isso inclui traficantes) mas veja pelo lado pessoal também, aquela pessoa tem uma história, família, amigos e etc.

Quando um povo faz uma manifestação pacífica eu apóio, ele está exercendo seu direito sem prejudicar diretamente ninguém, mas quando alguém acha que vai resolver os problemas lichando alguém, aí já é outra história, nisso se perdeu o Respeito pela pessoa e quem participou disso não tem nem mais e nem menos direitos do que a pessoa lichada.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Frases Famosas - Aristóteles e Confúcio

"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz." (Aristóteles)

"O silêncio é um amigo que nunca trai." (Confúcio)

É uma frase muito simples e direta, nem precisa de muita explicação, mas nela está também 2 grandes verdades bem explícitas, aqueles que pensam muito, normalmente guardam para si aquilo que acreditam que não é viável para o público, por isso pensam muito antes de falar algo.

Qual a consequência de falar algo sem pensar? Inúmeras, desde pequenas até castatróficas, mudando principalmente pela quantidade de pessoas que ouvir o que você tem à dizer. "Uma pessoa é inteligente, o povo é burro, entram em pânico" cada pessoa em sí tem uma inteligência emocional forte, por isso sozinhas podem resistir mais tempo ao desespero, no entanto quando estamos em grupos, uma faísca de medo pode causar um grande incêndio de pavor entre todas as pessoas.

"Então se eu falar algo importante para apenas uma pessoa, não terá problema, certo?" Errado, toda notícia viaja muito rápido de pessoa para pessoa, ainda mais quando são falsas, e um pequeno desabafo pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Por tanto pense bem antes de falar algo, aquilo pode mudar radicalmente a sua vida e de várias pessoas, muitas vezes de uma forma inesperada.

Se não tem algo importante ou útil para uma determinada situação para falar, fique calado, como disse Confúcio, o silêncio nunca te trai.

Blog e Sites de Relacionamento

Por que eu resolvi criar esse Blog?

Sinceramente, não tenho a menor idéia do motivo, pensei em justificar falando que esperava que as pessoas comentassem as idéias e colocassem seus pontos de vistas, mas não sei se foi realmente por isso. Muitas vezes as pessoas criam blogs esperando reconhecimento e fama por seus trabalhos, eu não considero postar aqui um trabalho nem uma obrigação, quando me vem algo interessante à cabeça simplesmente venho e faço o post.

Fazendo os posts acabo arquivando minhas idéias aqui como se fossem um portifólio, e uma vez ou outra venho rever tudo o que já postei, também não sei para que. Tem poucas pessoas que lêem esse blog, para os que lêem espero que sirva como inspiração ou qualquer outra coisa, afinal se teve a paciência de abrir o blog e ler a postagem, deve ter servido para algo.

Outra coisa que não entendo é por que as pessoas criam contas em sites de relacionamento como Orkut, Twitter, Facebook e outros? Vejo pessoas que tem mais de 500 contatos e não lembram se quer o nome da maioria ou como os conheceu, apenas acabam sendo números. Vários sites de relacionamento não tem qualquer fundamento útil, como entrar em criar comunidades com diversos temas apenas para poder dizer "Ei! Eu sou a favor/contra isso!" ou então, enviar mensagens para todos falando o que fez ou agora para fofoca também.

As pessoas falam: "Por que você não tem mais Orkut?" e eu simplesmente respondo "Por que não quero." eu não tenho que justificar porque não tenho algo tão inútil, eu passava 10 minutos online jogando aqueles app toscos e não fazia mais nada, então resolvi simplesmente deletar. Quando fiquei quase 3 meses sem usar MSN, as pessoas também queriam que eu voltasse a usar, pra quê? Quando eu usava não tinham o trabalho de vir conversar, agora só por que eu deletei querem conversar? Engraçado não acha?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Questionar e Filosofia Popular

Essa sempre foi a base da Filosofia, desde os pensamentos mais antigos dos filósofos mais antigos.

São a partir das Perguntas que formamos Teorias para tentar Explicar o mundo à nossa volta, eu com certeza já falei sobre isso aqui no blog, mas não especifiquei totalmente na parte de Questionar. As pessoas vêem tudo à sua volta acontecendo e não estão nem aí para por que ou como elas acontecem, estão contetes simplesmente porque aquilo acontece, é ai que as coisas não vão pra frente.

Na maioria dos meus posts eu começo fazendo uma pergunta ou uma introdução sugestiva para continuar uma linha de raciocíonio que eu já tinha antes de começar o post, pois este é o fundamento para Pensar. A partir de um Tema formula-se várias perguntas seguindo diferentes direções, por exemplo, se o meu tema fosse Vandalismo, eu poderia perguntar "por quê os vândalos fazem isso?" (Psicanálise), "Como isso afeta a comunidade?" (Sociologia), "De onde surgiu o vandalismo?" (História) e assim vai.

Toda base  do raciocínio teve uma Questão, por mais banal que seja, por exemplo: "O que eu vou almoçar amanhã?", você fez uma pergunta e com isso busca uma resposta para aquela pergunta. Claro que pessoas com pontos de vistas diferentes vão dar respostas diferentes, por isso surgem resultados diferentes para a mesma pergunta, mas apenas uma resposta estará em concordância com a realidade comum, isso é o que define se uma teoria filosófica pode estar certa ou não.

Existem os filósofos populares (eu sou um deles) que ficam perdendo tempo pensando em perguntas feitas para sigo mesmos, procurando a melhor explicação para respondê-la, com isso normalmente pensam em perguntas óbvias mas que normalmente as pessoas não se importam ou não percebem, como "por que quando estou nervoso tomo ações precipitadas?", elas sabem a resposta mas simplesmente a ignoram, depois quando lêem a resposta em algum lugar falam, "mas é tão óbvio, por quê eu não pensei nisso?"

Quando várias pessoas com opiniões diferente sobre um mesmo assunto se reúnem em um lugar, existe alí um Conflito (não, isso não quer dizer que vão sair na porrada) e ambos tentarão persuadir o outro que sua Opinião ou Teoria é a correta.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aprender e Improvisar

As únicas 2 coisas que fazem os seres humanos superiores às maquinas são a capacidade de Aprender e a capacidade de Improvisar.

Uma máquina pode ser ensinada a Aprender, mas sempre chegará em um ponto em que ela terá um conflito lógico de ensinamentos, por exemplo, você pode ensiná-la que matar é errado, mas quando ela ver por exemplo, um policial matando um ladrão por auto-defesa, ela entrará em um conflito e aí já imagina, né? (Não precisa dar importância nisso, é apenas uma curiosidade).

Nós podemos assimilar informações conflituantes e organizá-las a partir de condições, razões e situações, com isso somos capazes de tomar ações que formamos a partir de situações passadas, e também temos a capacidade de sair dessa "linha de raciocínio" que nós montamos procurando outras alternativas que nos levem ao mesmo resultado.

Três regras básicas para o ser humano Aprender são: Tentar, Errar e Julgar. Não se pode aprender nada se não ter iniciativa e fazer uma tentativa naquilo, é muito comum as pessoas desistirem antes mesmo de tentar pois tem medo não de errar, mas do que pode acontecer se errarem (um agente do esquadrão anti-bombas que o diga). Por isso, mesmo que sabe que vai quebrar a cara, tente antes de se arrepender, não importa o que seja, tudo terá consequências e você terá que lidar com elas, mas você terá aprendido pelas consequências do seu Erro.

Mas não adianta Errar e não se preocupar em ter errado, você precisa analisar e Julgar o que te levou àquele erro (nessa parte, várias pessoas analisam e julgam de formas diferentes, é com isso que surgem as diferentes opiniões sobre um mesmo assunto).

O outro fato interessante é a Improvisação, ou seja, procurar alternativas diferentes de resolver um mesmo problema. Para isso é necessário que você tenha Aprendido algo, pois se você tentar fazer algo sem ter a menor noção daquilo, você apenas estará errando e nunca encontrará o mesmo resultado que você Aprendeu para resolver aquilo. Por exemplo: não adianta querer improvisar uma "pilha" se você não souber como a pilha funciona.

Um computador pode fazer cálculos complexos milhares de vezes mais rápido do que você, mas só se você ensiná-lo, com isso ele fica preso àquilo que você o ensinou, mas você, mesmo não tendo essa capacidade de realizar cálculos tão rápidamente, consegue Aprender com seus Erros e Improvisar com seus Conhecimentos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Realidade: Físico x Abstrato

Pensemos assim, como podemos definir o que é Real ou Irreal?

Isso parte do ponto de vista de cada um, por isso eu considero a Realidade como algo individual (falando assim até parece autismo), cada pessoa vive sua própria realidade (autismo mesmo ein?) e a modifica de acordo com seu gosto e possibilidade.

Mas o importante não é como é uma realidade individual, e sim como essas inúmeras realidades criadas interagem entre si. Nelas nos temos nossas crenças, valores éticos, senso crítico, criatividade e disposição, resumindo, são basicamente o Ponto de Vista de cada pessoa, e como já disse antes, pontos diferentes de realidade se tornam conflitos e iguais se tornam união.

Ótimo, sabemos o que é Real de uma forma mais sintática, mas e quanto às coisas que estão nela, objetos, pensamentos, palavras, ações, essas coisas tormam formas visíveis e paupáveis ou invisíveis e as vezes insensíveis, dai estão as formas Físicas e Abstratas.

Quando falamos de um objeto (ou seja, qualquer forma tri-dimensional) nós automáticamente consideramos aquilo como Real pois podemos sentir seu estado Físico, mas agora pense comigo, quando estamos em temperaturas muito quentes ou ficamos por muito tempo isolados, nossa mente cria coisas que parecem Reais, mas não são, são as famosas Miragens.

Agora o que complica mesmo é quando falamos de algo Real sem uma forma Física definida, como um pensamento ou uma palavra, nós sabemos que eles existem, mas são coisas Abstratas, noções Abstratas. O maior exemplo de uma forma Abstrata está no que muitos chamam de Alma (ou no meu caso, Mente).

Mas então, qual é a "fórmula mágica" para definir-mos o que é Real e Irreal? Sinceramente, não faço a mínima idéia, isso vai basicamente da crença de cada pessoa, muitas vezes nossa mente funciona de forma inconsciente e nós acabamos por entender a nossa Realidade.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Passado e Futuro

Depois de tanto tempo parado (praticamente 2 semanas) já tá na hora de tirar as teias do blog e voltar a postar. Talvez não poste coisas interessantes, tento tido muitos bloqueios mentais ultimamente (bloqueios para tudo mesmo), mas acho que forçando dá pra tirar isso (ou piorar, seja o que for).

Como podem imaginar agora estou colocando comentários sobre meus próprios pensamentos (mr óbvio), não sei se isso é normal (a pessoa comentar sobre ela mesma) mas de certa forma é interessante.

Bem, sem perder mais tempo com introduções, prólogos, apresentações (começa logo u.u) eu queria falar sobre o passado. Nós chamamos tudo o que já aconteceu de Passado (óbvio), mas essas coisas que aconteceram já acabaram ou ainda estão acontecendo? Por exemplo, você viveu ontem, mas ainda está vivendo hoje.

Na própria gramática nós temos Passado Simples e Passado Contínuo (embora seja a gramática inglesa, né?) aquilo que já aconteceu e já "teve um fim" é o passado simples, aquilo que nós descartamos, e aquilo que ainda está acontecendo é o passado contínuo, aquilo que é de alguma forma importante para nós (conseguiu transformar gramática em psicanálise, parabéns u.u).

Se algum acontecimento passado não tivesse te marcado de alguma maneira, você teria descartado-o de qualquer maneira, mas quando algo te marca sentimentalmente ou tem alguma importância racional para você (talvez como um número de telefone, endereço, senha de cartão, etc) você mantém essas lembranças vivas e acaba revivendo-as.

Quando isso é algo simples como os exemplos que eu dei, tudo bem, mas tem pessoas (eu sou uma delas) que fica revivendo um fato passado doentiamente (que não vou especificar aqui e nem pra qualquer um que perguntar, meus problemas são todos pessoais, não se meta neles) e acaba por apenas "viver no passado", perdendo totalmente a noção da realidade.

Já tendo falado o suficiente do passado (4 paragrafos? falou demais ein?) existe também o Futuro, aquilo que ainda não aconteceu. Muitas pessoas tentam prever o futuro (advinhe porque) porque tem medo do que está por vir. Então quais as soluções que encontramos? Búzios, tarô, clarividência e outras coisas mais (não tenho nada contra quem acredite, apenas acho inútil pessoalmente) (cético idiota u.u). Mas o problema é: O futuro pode ser mudado facilmente, 1 fio de cabelo que está em um lugar diferente daonde estava já alterou totalmente o futuro (se quiser, leia o post sobre Consequências), então não há uma forma certa de prever o que irá acontecer.

Mas algo que justamente chama a atenção quando falamos sobre o futuro é a questão da Morte. Ninguém sabe o que acontece depois que "morremos", alguns acreditam que vamos para um céu ou para o inferno, outros que vamos ficar vagando por aí como uma alma por arrependimentos na vida, mas NINGUÉM pode dar uma resposta certa do que irá acontecer. Se minha opinião importa, eu acho que quando morrermos entramos em 1 estado que "não existimos", pois nossa mente não irá funcionar por nosso cérebro não estar funcionando para criar esse "estado abstrato" (mais um fundamentalista científico u.u).

-

Por enquanto é isso, logo verei se posto mais alguma coisa e vejo se acabo com esse bloqueios, até mais a todos.

-