quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Manipulação e Persuação

Está na essência do ser humano adequar o mundo à sua vontade.

Mesmo que uma pessoa se considere correta, fiel e simplória, ela inconscientemente procura "organizar" não só objetos, mas pessoas para conseguir se contentar com tudo à sua volta, isto é chamado de Manipulação e nenhum ser humano está livre disto.

Veja um exemplo: quando você quer a atenção de alguém, você usa recursos que a faça lhe dar atenção, seja com efeitos, palavras, açoes, como for, mas seu objetivo sempre foi manipular a pessoa para que ela lhe dê atenção.

Outro exemplo: Políticos adoram manipular a população para que lhe dêem confiança e faça com que votem neles, seja de todas as maneiras possíveis, até mesmo mentiras e falsas promessas. Ou então também pastores, padres, rabinos, enfim, qualquer tipo de culto religioso, que faz com que uma pessoa deposite sua confiança em uma entidade e forme a chamada fé.

Mas como essas pessoas fazem isso e por quê os outros lhes dão atenção? Existe um recurso muito importante ao ser humano que é a chamada Persuasão. A Persuasão é a técnica em fazer alguem acreditar em você através de argumentos, de convencer a pessoa que você pode estar certo ou pelo menos que ela possa estar errada.

Existe a chamada "Arte da Persuasão" que é praticamente um estudo específico para manipular pessoas. Você pode persuadir pessoas de 2 maneiras: apelando para o lado racional ou para o lado emocional da pessoa.

A Persuasão pelo método racional é baseada no uso da argumentação, ou seja, dar razões concretas para que uma pessoa aceite sua opinião, ou então pelo uso da lógica e das provas, em que você induz uma pessoa a seguir a mesma linha de raciocínio que a sua e reforce o que está sendo "posta na cabeça" através de provas.

Já a Persuasão a partir do apelo emocional consiste em literalmente se aproveitar da pessoa para fazê-la aceitar suas crenças, como por exemplo em um momento de desespero oferecer-lhe ajuda de alguma forma ou então usar da oratória para expor pensamentos em um momento de fraqueza racional da pessoa. Não é minha intensão criticar, mas vários religiosos usam de argumentos como "meu deus poderá lhe dar uma vida melhor" e então começa um grande discurso em um momento que a pessoa está vulnerável justamente para fazê-la seguir suas crenças.

E algo que políticos realmente se orgulham é de poderem usar como uma grande base para a Persuasão a ignorância de grande parte da população que não possui uma formação conceitual e crítica para poder perceber que está sendo usada como um peão para promover intenções egoístas.

Meu objetivo neste blog não é manipulá-los ou persuadí-los a seguir minhas idéias, crenças ou concordar com meus pensamentos e valores, mas sim que reflitam sobre o que estou colocando aqui e formem também uma base crítica e conceitual para que não sejam facilmente iludidos por recursos baratos.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Governos e Leis

Com certeza, já ouviu várias pessoas falando mal do governo ou dos governantes, mas por quê?

Existem várias formas de governo, como Democracia, Hierarquia, Oligarquia e Tirania, no entanto todas elas sempre tem algo em comum: Temos alguém com um poder centralizado que lhe dá vários direitos que provavelmente nem precisaria ou nem lhe passaria pela cabeça ter.

Os gregos inventaram a democracia, a forma de governo mais "justa", e naquela época realmente funcionava, pois os governadores eleitos não se preocupavam apenas em ter bens, mas também eram realizadores de grandes obras para seus povos.

Sabe qual a diferença entre democracia e tirania? Na tirania o governador conquista o poder pela força, já na democracia nós escolhemos o tirano porque somos obrigados a votar. Essa lei que diz que todo cidadão ativo (acima dos 18) deve votar é uma piada, a pessoa é obrigada a dar o voto em quem não confie apenas para depois não poder realmente reclamar do governador que está lá, afinal nós escolhemos, não escolhemos?

No entanto a culpa não é de quem está lá. Um candidato pode estar realmente preocupado em melhorar as condições de vida da população e a evoluir o país economicamente, no entanto o ambiente político é muito corrupto (embora não possamos provar, sabemos isso por experiência) e essa teia acaba por corromper a todos.

Muitos candidatos para encobrir esquemas de corrupção usam projetos de leis pouco importantes para destrair a população com outros problemas, enquanto milhões são desviados.

Se você leu tudo até aqui me responda: Você concorda comigo sobre os 2 parágrafos acima? Se concorda, então não passa de outro alienado com tudo que um "Jornal" lhe passa todo dia ou apenas com o comentário sem fundamentos de vizinhos, amigos ou familiares. Agora se não concorda, então prove-me que estou errado e começe a se importar com o que acontece em seu país, pois isso afeta você e as pessoas ao seu redor diretamente, tenha responsabilidade por aquilo que faz.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Dinheiro, Ecologia e Consumismo

Muitos tem como objetivo na vida se tornarem alguem importante, mas não para serem boas pessoas e sim para serem ricos, poderosos e terem tudo o que querem quando querem. Há muito tempo atrás esse tipo de pensamento não existia (centenas de milenios atrás) e o objetivo do homem era basicamente trabalhar em conjunto para sobreviver e seguir com a sua espécie. Bons tempos, não?

O dinheiro deu aos homens a noção de riqueza, quem conseguisse mais dinheiro poderia conseguir mais bens, fazendo com que cada vez mais o ser humano buscasse prazer pelo egoísmo, não se preocupando com as outras pessoas senão as mais próximas (poucos ainda, muitos não se preocupam nem com a própria família) e nem com o planeta em que vive.

E cada vez mais a necessidade de produzir se torna maior por causa da maior população que consome esses produtos, consequentemente fazendo com que o consumo de recursos do planeta vá aumentando cada vez mais e apenas pouco deste recurso sendo renovado.

Devemos entender uma coisa: Matéria e Energia não podem ser criadas ou destruídas, apenas transformadas, ou seja, sabe aquelas queimadas que sempre acontecem, ainda mais quando o tempo está seco? Para onde será que vai toda aquela floresta/campo para sobrar apenas alguns tocos de árvore queimados?

Grande parte do resultado da queimada foi transformado em Dióxido de Carbono (Gás Carbonico, CO2) e adivinha para onde vai esse gás? Para a atmosfera terrestre, intensificando cada vez mais o efeito estufa no planeta.

E toda aqueles minerais que são extraídos e árvores que são derrubadas? Muitos terminam nas mesas que sustentam aquele computador ou notebook caro que você está usando para ler este post. Quanto mais você Consome, mais é necessário ser extraído da terra e logo chegará a hora que o estrago vai ser tão grande que não terá mais volta.

"Mas como eu sei se sou consumista ou não?" Sabe aquelas porcarias inúteis que vendem na Polishop? Juicer Walitta, Suivel Sweeper G2, etc, etc, etc... Você realmente precisa daquelas coisas? Você não poderia preparar um suco de laranja simplesmente com 1 faca e 1 copo? Você não poderia varrer o chão com uma vassoura simples, mesmo que seja com aquelas de palha?

Ser Consumista significa basicamente comprar aquilo que não é dispensável para a sua sobrevivência, como esses produtos inúteis, como comprar televisões 3D de 64" só porque é novidade por R$8.000,00. Esses R$8.000,00 poderiam manter uma pessoa sem acomodações por durante 2 anos, ao invés disso você gasta tudo de uma só vez em algo supérfluo. Pense bem antes de comprar algo: ter lazer e acomodações é bom, mas é realmente necessário?

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tristeza e Contentamento

Todas as pessoas no mundo são tristes, discorda? Então me diga, porque todas as pessoas procuram sempre estarem felizes?

As pessoas estão em todo momento se sentido tristes, por isso vão atrás de algo que possa lhes dar "contentamento" (como eu prefiro chamar, afinal não existe uma "felicidade"). Freud explica: A pessoa tende a procurar o prazer e evitar a dor. Para isso existem várias formas: amor, prazer físico, realizações, algumas pessoas usam até mesmo a dor para conseguir prazer (os masoquistas).

E esse objetivo humano é tão profundo que ele chega a não se importar com nada mais ou com qualquer consequência, as pessoas que quebram esse limite são os chamados "Psicopatas", pois procuram apenas o contentamento, mesmo que para isso tenha que matar outras pessoas.

A mente humana, como já disse em algumas postagens atrás, é dividida basicamente entre Racional e Emocional, os Psicopatas possuem a parte Racional "deteriorada" e tendem a se tornar impulsivos e inconsequentes, pois apenas a parte Emocional e o Ego estão agindo de forma corretamente, fazendo com os pulsões gerados pelo Id sejam sastifeitos sem passar pelo Superego da pessoa.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Repreensão pessoal e Aparência

Muitas pessoas tem medo de arriscar não por serem pessimistas e acharem que vão perder algo, mas por terem medo de errarem e as pessoas tirarem sarro dela ou de discriminá-la por causa daquilo. É justamente esse tipo de coisa que causa Insegurança nas pessoas.

A insegurança impede a pessoa de viver por se importar demais com a opinião dos outros como se isso fosse simplesmente mudar totalmente o rumo de suas vidas, ou então porque querem a atenção de alguém e realmente sentem que podem fraquejar, ou então pior ainda por terem medo de magoar ou decepcionar outra pessoa por cometer um erro. São esses tipos de repreensão que fazem com que pessoa tenha medo de viver e fique presa ao próprio mundo.

E para piorar ainda existe algo chamado "moda" que faz com que a pessoa tenha que seguir uma linha pré-definida para se sentir encaixada no mundo, e para seguir essa moda essas pessoas precisam fazer muitos sacríficios que normalmente acabam com a saúde física e mental da pessoa.

Minha sugestão: parem de se importar tanto com a aparência, se as pessoas que andam com você ou alguém que você queira atenção se importa com a SUA aparência, então eles não estão preocupados com como você é, e sim como você se parece. É basicamente a mesma coisa que comprar um perfume pelo frasco.

Frase - Voltaire

"A primeira lei da natureza é a tolerância; já que temos todos uma porção de erros e fraquezas." (Voltaire).


Afinal, todos somos humanos e todos cometemos erros e todos temos nossas fraquezas, sejam elas de que natureza forem.

Apesar de Voltaire colocar a tolerância como sendo uma das principais leis da natureza, a maioria dos seres humanos são intolerantes às diferenças e falhas de outras pessoas. Quer alguns exemplos clássicos disso? Racismo. É muito comum a discriminação de pessoas apenas pela cor da pele como se isso fosse algo anormal, como um doença psicótica.

Mas a cor da pele de uma pessoa é algo tão importante assim? Sou caucasiano e tenho vários amigos afrodescendentes e asiáticos e me dou bem com eles, a cor da pele deles nunca intereferiu na minha vida.

Outra coisa bem interessante é a intolerância às crenças, parece que só porque uma pessoa tem uma crença diferente(seja ela religiosa ou não, afinal nem toda crença é religiosa, pode ser filosófica) ela é algo abominável e deve ser exterminada o mais rápido possível porque ela pode contaminar seus filhos e destruir a vida deles porque vai leva-los para o lado mau e etc, etc, etc...

Mas as pessoas esquecem que elas não são as únicas no mundo, pensam que sua crença é a única e correta sendo que nem mesmo podem prová-la. Por exemplo: eu sou ateu, não acredito em Deus, mas não posso provar que Ele não existe, assim como cristões também não podem provar que Ele existe, mesmo assim tenho amigos cristões e respeito a preferência deles.

A intolerância é um problema, mas o preconceito não! O preconceito é uma resposta natural da nossa mente para podermos fazer escolhas, no entanto quando esse preconceito é sem fundamento e acaba por prejudicar outras pessoas, então ele se torna algo ruim e acaba se tornando a intolerância.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Bem e o Mal

Normalmente não gosto de colocar muitas postagens em um só dia, mas tem coisas que realmente me incomodam.

O que é o bem e o que é o mal? Se você é um cristão religioso (nada contra) provavelmente você respondeu: Jesus e Deus são o bem e Satanás (ou seja qual for dos 500 nomes que já existe) é o mal. Muito fácil definir assim não é? Agora vejamos um outro exemplo: uma velhinha é assaltada, quem é o bom e quem é o mal? Muitos responderiam sem pensar: "O ladrão é o mal, afinal ele está roubando de outra pessoa", agora eu te pergunto, quem foi que te disse que assaltar alguém é algo ruim?

Para essa pergunta existem centenas de respostas, mas para o ladrão, ele é mau? Ele pode se justificar, falando que teve que roubar porque ele tem uma vida miserável, porque o governo acabou com a vida, porque ele sofreu um trauma muito forte, existem centenas de justificativas.

Só nisso eu poderia discutir muitos temas, mas o principal agora: Não é só porque VOCÊ considera algo bom ou mau que EU ou ELES considerarão da mesma forma. (Então quer dizer que eu não acho ruim assaltar alguém?), sim, eu acho errado uma pessoa subtrair o ganho da outra, mas antes de querer condenar o ladrão, tente ver o lado dele, o PONTO DE VISTA DELE.

Se formos analisar isso a fundo, é basicamente a nossa cultura que forma a nossa noção de o que é Bem e o que é Mal, e essa noção tem um nome, sabe aquela palavrinha que os professores diziam quando você fazia algo muito errado? eles falavam (pelo menos no meu caso) "Você não tem ÉTICA!", pois é, essa nossa capacidade de diferenciar o que é certo e o que é errado é chamado de ética.

Também provavelmente já deve ter ouvido falar do demoniozinho e do anjinho que ficam em nossos ombros, o demônio sempre quer que façamos coisas "do mal" e o anjinho sempre quer que façamos coisas "do bem", embora eu concorde com essa representação, ela é a melhor para demonstrar o valor ético de uma pessoa.

Eu basicamente considero como mau tudo que possa prejudicar de alguma forma outra pessoa e como bem tudo que possa ajudar outra pessoa. Mas aí temos um outro problema: Quando se ajuda uma pessoa, se prejudica outra de alguma forma, e quando se prejudica outra, nós acabamos por ajudar outra pessoa de alguma forma, por isso os pontos de vista são tão importantes, você deve analisar tudo o que irá fazer e tudo que poderá ocorrer antes de fazer algo.

O que é Cultura e Sociedade?

Creio que você costume usar roupa, usar talheres para comer e dormir em uma cama, certo? Esses são os costumes mais comuns das pessoas, e esses costumes são chamados de Cultura.

No mundo existem centenas de culturas diferentes, centenas de costumes diferentes, que são passados por gerações ou compartilhados entre indivíduos de uma Sociedade.

Uma Sociedade é o agrupamento de pessoas que possuem uma cultura em comum, possuem modos de vida em comum e organizações comuns. Por exemplo vivemos em uma das Sociedades mais diversificadas culturalmente do mundo: O Brasil.

Como o país recebeu uma enorme quantidade de imigrantes de outros países, a Cultura Indígena originária do Norte se misturou com a cultura dos Italianos em São Paulo, dos Alemães no Sul, dos Holandeses no Nordeste e dos Portugueses no Centro-Oeste, dando uma enorme variedade genética e cultural em todo o país.

Sentimentos x Razão

A mente humana é composta por 3 estruturas: o Id que é responsável pela parte emocional da pessoa, o Superego que é responsável pela parte racional e o Ego que é o intermediário entre os outros 2.

Uma pessoa pode escolher viver por 2 linhas: seus sentimentos ou sua razão. Pessoas que vivem pelos sentimentos normalmente são Impulsivas e Extrovertidas, já pessoas que vivem pela razão são mais Calmas e Introvertidas.

Não vou ficar explicando a "Teoria da Psicanálise", mas basicamente é isto que está escrito na parte de cima, o Ego sempre procura sastifazer os impulsos que são gerados pelo Id.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O que é filosofia?

Então eu resolvo criar um blog de filosofia e não explico o significado da palavra para os que não sabem... pois muito bem, deixe-me corrigir esse erro.

"Filosofia" é a junção de duas palavras do grego: "Philia" que se significa Amor e Sophia que se significa Sabedoria, portanto se significa "Amor à Sabedoria".

A Filosofia é desenvolvida a partir do Questionamento, tendo como base a velha pergunta "O que é a vida?", embora essa pergunta não possa ser respondida objetiva e cientificamente, a filosofia tenta encontrar uma resposta para ela a partir de suposições e teorias.

Essas teorias são desenvolvidas por pensadores que são chamados de Filósofos, como Thales, Aristóteles, Platão, Descartes, Freud, dentre outros. Muitos desses pensadores ganham atenção por terem outras realizações, como pesquisas, fórmulas, descobertas, etc.

Mas não é por isso que uma pessoa comum não possa ser uma filósofa, apenas não terá tanto crédito (por isso, pense por você, não procure a fama por suas teorias, não é esse o objetivo da Filosofia). Essas pessoas que pensam por si mesmas formam as suas "Filosofias de Vida" ou "Crenças", que podem ser próprias ou influênciadas por outras pessoas.

E para os que se sentiram motivados ao ler esse tópico, quero que me mandem, mesmo que seja em comentário, suas idéias e crenças, afinal esse blog foi criado para ver o ponto de vista de todos, não apenas o meu, mas lembre-se: se quer defender sua idéia, use argumentos, não fique apenas formando uma discussão sem fundamento.

Pontos de Vista e Personalidades

Todos formamos uma opinião sobre um assunto a partir do momento que o conhecemos, não é mesmo? Provavelmente no momento que você entrou neste blog observou toda a parte gráfica e formou uma opinião sobre ela, assim como no momento que eu o montei eu formei minha própria opinião.

Estas opiniões são os "Pontos de Vista", eles são individuais (apesar de poderem ser muito parecidos) por terem muitos fatores que os influenciam e cada pessoa é afetada diferentemente por estes fatores. Apesar disso, poderíamos classificar os Pontos de Vista em 2 extremos: Pessimista e Otimista.

A pessoa que tem muito um ponto de vista pessimista (como o meu caso) sobre a maioria das coisas normalmente é mais cautelosa e fechada, já uma pessoa que tem um ponto de vista mais otimista das coisas geralmente é mais animada e extravagante.

Daí então podemos dizer que um dos fatores que influencia o ponto de vista é a Personalidade Implícita da pessoa, mas a Personalidade Implícita também é algo individual (embora também possa ter várias parecidas) mas não é mutável, ou seja, se uma pessoa é alegre, ela sempre será alegre, se uma pessoa é triste, ela sempre será triste.

No entanto, não é porque uma pessoa é feliz que ela estará sempre feliz, daí existe a Personalidade Explícita (ou então, como alguns chamam, "Máscaras"), que é bem mutável. Veja por exemplo um ator, com a prática na encenação ele tem uma facilidade de alterar sua Personalidade Explícita para se adequar ao psicológico do personagem, no entanto, sua Personalidade Implícita sempre será constante.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Frase - Blaise Pascal

"É uma doença natural no homem acreditar que possui a verdade."
(Blaise Pascal)

É interessante a frase pois qualquer pessoa pode se indentificar com ela, não estou certo? Todos acreditam estarem certos sobre suas crenças, mas não é por isso que estão certos. É justamente por pensar que está sempre certo que surgem discussões e brigas, mas isto não é ruim!

As pessoas não foram feitas para ficarem estagnadas naquilo que acreditam, e sim defender aquilo que acreditam, no entanto, o problema está em como a pessoa faz isso. Muitos hipócritas (provavelmente assim como eu) procuram defender suas verdades a partir da força ou simplesmente por discussões sem fundamentos.

Se acredita em algo, prove que está certo com argumentos! Não queira se mostrar superior, pois quanto mais alto se está, maior o tombo.

Primeiro Post

Primeira postagem deste blog que vai falar principalmente sobre crenças e filosofia, pretendo ver não só o meu ponto de vista mas os de outras pessoas com quem conversar.

Comecei esse blog por aquela velha história de as pessoas ficarem observando a paisagem enquanto estão no onibus e ficar pensando na vida e nas coisas. A filosofia que tratarei aqui não será exclusivamente de autores conhecidos, mas sim de pessoas simples.